Entrada Projetos

Temos 11 visitantes em linha

Projeto "EDP, Energia com Vida"

lklk

Campanha de Solidariedade.

A turma do 8.ºB dinamizou a campanha “Semana da Solidariedade” durante a segunda semana de março, sob a coordenação do professor Paulo Amorim. Esta iniciativa integra-se num projeto nacional “Energia Com Vida”, promovido pela Fundação EDP. A nossa escola faz assim parte da “Rede de Escolas Solidárias” que envolve mais de trezentos estabelecimentos de ensino.

A campanha teve como objetivo juntar uma tonelada de alimentos para entregar às organizações de solidariedade social que apoiam as famílias mais carenciadas das freguesias do nosso agrupamento. Conseguiram-se 936 Kg de alimentos, que foram entregues às comissões de S. Vicente de Paulo.

Parabéns aos alunos do 8.º B, pelo esforço e entusiasmo demonstrados, e a toda a comunidade educativa que demonstrou um grande espírito de solidariedade.

Todo este empenho culminou na qualificação da nossa escola, conforme nos foi comunicado pela Organização no dia 22 de maio de 2015.

Vídeo sobre o desenvolvimento do projeto

Projeto "Procurando Recursos na Beleza da Flor"

"Procurando Recursos na Beleza da Flor" é o título do projeto candidato à 11ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola" e que foi selecionado na avaliação de projetos - seleção regional.
O repto para a sua elaboração foi lançado pela professora Ana Cerqueira ao informar ser possível extrair óleo da semente da camélia e utiliza-lo para vários fins, inclusivamente a alimentação humana. Esta ideia, que apesar de não ser original é fantástica, fascinou os professores do departamento de ciências experimentais.

O projeto "Procurando Recursos na Beleza da Flor" do departamento de Ciências Experimentais, coordenado pelas professoras Ana Maria Cerqueira e Lúcia Silva foi contemplado com o Prémio Fundação Ilídio Pinho, encontrando-se em pleno desenvolvimento durante o ano letivo 2013-2014. Todos os sub-departamentos do departamento assumem um papel significativo na sua concretização.

PREMIO_ILIDIO_PINHO

Projeto «Key for Schools Portugal»

key_schools

O teste de Inglês no âmbito do Projeto "Key for Schools Portugal" realiza-se pela primeira vez no presente ano letivo, 2013/2014.

Através da realização deste teste pode ser obtido um certificado da Universidade de Cambridge. O teste Key for Schools avalia os domínios da leitura, da escrita, da compreensão e da produção oral e permite certificar níveis de proficiência linguística de A1 (utilizador elementar) a B1 (utilizador experiente), em função do resultado obtido por cada aluno.

O teste Key for Schools tem carácter obrigatório para os alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade e é facultativo para os alunos dos 11 aos 17 anos a frequentar os 6.º, 7,º, 8.º, 10.º, 11.º ou 12.º ano de escolaridade.

A obtenção de certificado é opcional e o valor a pagar depende do escalão da ASE.

A inscrição para obtenção do certificado implica o acesso dos encarregados de educação à página eletrónica do projeto e o preenchimento de um formulário próprio.

Para mais informações clicar aqui

Projeto «Aprender a sobreviver»

«Aprender a sobreviver» foi considerado um projeto de Mérito pelo Júri Nacional do Concurso de Ideias do Prémio da Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola.

Foi elaborado pelo subdepartamento de Ciências da Natureza e recebeu apoio financeiro para o seu desenvolvimento que decorrerá durante o 3.º período.

Subdepartamento de Ciências da Natureza

PESES |Projecto de Promoção e Educação para a Saúde e Educação Sexual

No sentido de reconhecer a importância da implementação de acções que visam a protecção do ambiente e o equilíbrio entre a natureza e sociedade e, educar para uma vida sexual livre e responsável, a equipa do Projecto de Promoção e Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES), ofereceu livros às bibliotecas do 1ºciclo, estimulando e sensibilizando, desta forma, os alunos para estas temáticas.

Com os objectivos de promover a saúde oral dos jovens e evitar doenças, a equipa do PESES, em parceria com o Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, desenvolveu o processo “cheque-dentista”, que possibilita aos alunos deste agrupamento, nascidos em 1997, 2000 e 2003, algumas consultas gratuitas.

Esta equipa, promoveu e dinamizou uma visita de estudo, para os alunos da turma CEF2, ao Serviço de Neonatologia da Maternidade Júlio Diniz, no Porto, com vista a proporcionar-lhes informação, para que estes possam fazer escolhas esclarecidas e baseadas nos afectos, prevenir a gravidez precoce e/ou indesejada e reforçar factores de protecção.

«Com Peso e Medida» é um projecto que envolve o Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho  e a Câmara Municipal.Tem como finalidade detectar, casos de baixo peso, excesso de peso e obesidade através da avaliação do Índice de Massa corporal (IMC) .

Equipa PESES

Maio , mês do Coração

Exposição de trabalhos dos Jardins de Infância e Primeiro Ciclo no âmbito "Maio, mês do coração"

Foto1
Foto3

Equipa PESES

Projecto Missão 2010

O sub departamento de Educação Moral, com a colaboração do 7ºA,  promoveu de 22 a 29 de Novembro, a Semana da Solidariedade, cujo objectivo principal é a ajuda às famílias mais carenciadas.

O projecto envolveu toda a comunidade educativa, desde as escolas do 1.º Ciclo até ao 3.º Ciclo e integra-se no Projecto Educativo da Escola. A actividade consistiu na recolha de géneros alimentícios que alunos, professores e auxiliares da acção educativa se prontificaram a oferecer. Estes alimentos serão posteriormente encaminhados para as instituições de solidariedade das freguesias de onde os alunos são oriundos.

Obrigado a todos, pelo elevado número de pessoas que contribuíram e pela quantidade de alimentos recolhidos.

Prof. Paulo Amorim